tudodebully


Wiki
December 6, 2010, 11:44 pm
Filed under: Wiki

TUDINHO sobre Bully:

Bully, também conhecido como Canis Canem Edit (“Cão Come Cão”, em latim) na versão PAL para o PlayStation 2 lançada fora da América do Norte, é um jogo eletrônico de ação-aventura em terceira pessoa, lançado pela Rockstar Vancouver para o Playstation 2 em 17 de outubro de 2006, na América do Norte, e em 25 de outubro de 2006 no Reino Unido. Uma versão de Xbox foi planejada, porém acabou sendo cancelada por motivos não-revelados. O jogo foi relançado como Bully: Scholarship Edition em 4 de março de 2008 para o Wii e o Xbox 360, e em 24 de outubro de 2008 para o PC. A versão do PlayStation 2 do jogo também está disponível nos EUA como uma edição especial, que inclui uma revista em quadrinhos de edição limitada e uma bola de queimada, como a que aparece no jogo, com o título do jogo gravado nela.

//

Jogabilidade

O jogador entrará num mundo de intrigas, fofocas, lutas e entraves que todo colégio tem. “Bully” conseguiu capturar a essência do colegial em seu todo, não importa país, cultura ou língua, toda escola tem Valentões que atormentam os mais fracos e que não tem nada na cabeça, Atletas e Cheerleaders que se acham o máximo, Nerds que vivem com a cabeça enfiada em privadas, diretores, professores e uma cozinheira de falta de higiene que nem sempre são exemplos de nobreza e moral, pois é nesse mundo que Jimmy Hopkins é atirado e não vai deixar barato.

No 1º Capítulo, o jogador só terá acesso ao terreno da escola, onde há o dormitório masculino, o feminino, o dos “riquinhos”, biblioteca, ginásio, campo de futebol americano e um lugar onde se localiza uma oficina.

Como você está num internato, você terá de participar das aulas, que dão algum tipo de prémio, como, por exemplo, as aulas de inglês dão à Jimmy um vocabulário maior para se desculpar com os monitores e colegas que querem agredi-lo; aulas de química ensinam a fazer bombinhas, bombas fedorentas, pó de mico, etc.; aulas de mecânica dão a Jimmy ótimas bicicletas e assim por diante. As aulas são: Arte (Art), Química (Chemistry), Inglês (English), Educação física (Gym), Fotografia (Photography) e Mecânica (Shop).Na versão “Scholarship Edition” disponível para PC, Wii e Xbox 360, há missões a mais e as aulas: Música, Biologia, Matemática e Geografia. Você terá que completar cada aula 5 vezes, depois disso não precisará mais ir à nenhuma aula já completa, mas poderá refazer a última aula de cada matéria, se quiser.

O jogo é como se fosse um Sandbox (Caixa de areia, em português), o que significa que você não tem propriamente um objectivo linear, podendo fazer o que quiser, na hora que quiser e quando bem entender. Claro que para o jogo ficar mais divertido, abrir novas áreas, o protagonista aprender novos golpes de luta, ganhar mais respeito, o jogador terá que avançar nos eventos principais do jogo. Nada que não faça o jogador avançar naturalmente, já que a história é muito divertida.

No jogo você pode tanto agir como um “Bully” (Valentão), atormentando os nerds, quanto o contrário; ser uma espécie de “justiceiro” — protegendo os mais fracos, batendo e humilhando apenas os outros Bullies. Pode ainda ser mais reservado com uma filosofia de “não me chateou, não apanha” ou ser um garoto super problemático, fugindo quando um monitor percebe seus actos e batendo em quem aparecer na sua frente (incluindo monitores e alguns outros adultos — sendo essa tarefa quase impossível, já que para um adulto basta apenas conseguir pôr as mãos num garoto para pô-lo ao chão).

Na verdade você faz o que quiser, mas é preciso ter em mente de que para todos os actos há consequências. Quando você menos esperar, você poderá estar na sala do diretor levando um sermão e uma ameaça de suspensão. Por isso mantenha o olho nos monitores e procure estar sempre alerta!

No jogo não é possível avançar sendo totalmente pacífico, sabendo que já nas primeiras missões, o jogo põe-te numa cena de batalha com outro rapaz. Porém, ao seguir a história à risca, você também não terá a intenção de bater ou humilhar os colegas mais fracos (como os nerds ou os “sem gangues”). Pelo contrário, irá até protegê-los, mas sempre com a intenção de receber alguma recompensa depois.

O sistema de batalhas corpo-a-corpo, finalmente em toda a série (referindo-se aos intitulados GTA, da Rockstar, mesma produtora de Bully), está divertido e realista. Além de que a dificuldade das batalhas está bem mais fiel. Por exemplo, um Nerd estudioso pode ser derrotado com apenas 5 ou 6 socos, enquanto um Atleta musculoso, alto e bom de briga dá um bom desafio ao jogador, que para vencer, terá que saber a hora de avançar e se defender.

 História

O jogo começa com Jimmy deitado no carro discutindo com sua mãe e com seu padrasto. A mãe de Jimmy quer colocá-lo num internato, enquanto ela vai passar uma longa lua de mel com seu 5º esposo. E ela escolheu Bullworth Academy, a escola mais louca de todo o país (por ser a única que aceitou Jimmy). Continuando a discussão, eles chegam a Bullworth Academy. A mãe de Jimmy deixa-o à frente da escola, onde ele é recebido pela secretária. Então ela diz a Jimmy para ir falar com o diretor, o Dr. Crabblesnitch. O doutor diz que Jimmy é um rapaz muito mau, o pior que ele já recebeu em sua escola até agora. Ele cita algumas coisas que Jimmy fez em outros internatos: Vandalismo, Linguagem imprópria, Graffiti, e Bullying. Logo depois dessa conversa, a secretária manda Jimmy vestir o uniforme da escola. Quando Jimmy chega ao dormitório masculino começa uma luta, que na verdade é um pequeno tutorial do jogo. Quando tiveres acabado com o rapaz que te atacou, chegará Hattrick, o professor de matemática corrupto da escola (como os policiais corruptos dos jogos da série GTA) fazendo-te parar com a luta. Entrando no dormitório, Jimmy conhece Gary, um rapaz muito inteligente (que por vezes mostra-se um pouco psicopata) e que pretende dominar a escola e as outras facções. Chegando ao seu quarto, Gary apresenta-te a Peter (ou apenas Pete). Depois de um tempo Gary trai Jimmy por que acha que Jimmy quer dominar a escola no lugar dele e inventa algumas mentiras para todos os chefes de facções começando por Russel chefe dos bullies(valentões),Gary fala para Russel que Jimmy xingou sua mãe e alguns animais de sua fazenda. Depois disso Gary continua a mentir para chefes de facções e por causa disso Jimmy continua se dando mal perdendo respeito com facções e se metendo em brigas. No ultimo capitulo Jimmy tem que lidar com uma facção não muito conhecida pelo pessoal de Bullworth por que eles não estudam em Bullworth,ai Gary convence os alunos de Bullworth a iniciar uma guerra escolar eliminando os mais fracos, mandar na escola e criar sua própria facção.

 Sumário

  • Capítulo 1: Fazendo novos amigos e inimigos: Jimmy chega a academia Bullworth e imediatamente entra em problemas com os Bullies.
  • Capítulo 2: Jovens ricos de azul: Jimmy agora é mais popular, mas ele tem que lidar com os “riquinhos” Preppies.
  • Capítulo 3: O amor faz o mundo girar: Jimmy se envolve com Lola, a namorada promíscua do líder dos Greasers Johnny Vincent.
  • Capítulo 4: Uma mente saudável em um corpo saudável e outras mentiras: Jimmy decide enfrentar os Jocks, porém primeiro precisa convencer os Nerds a ajudá-lo.
  • Capítulo 5: A ascensão e a queda de Jimmy Hopkins, 15 anos: Jimmy, depois de desfrutar do seu poder como rei da Bullworth Academy, é expulso. Ele tem que limpar seu nome e se re-matricular na escola.
  • Capítulo 6: O verão sem fim: Jimmy pode fazer o que quiser, tal como participar de corridas, encontrar itens, explorar a cidade de Bullworth, etc.

 Personagens

O jogo tem foco no novo estudante da Bullworth Academy, James “Jimmy” Hopkins. Com seus avanços acadêmicos, ele pode interagir com os alunos e os professores da escola, além das pessoas da cidade, com o avanço no enredo. Ele é amigo de Gary Smith, um psicopata que acha que pode dominar a escola, e Pete Kowalski, um tímido estudante à procura de amigos. Ao longo da primeira parte do jogo, Gary manipula Jimmy, que por sua vez faz todos os trabalhos sujos do psicopata. Jimmy também tem a sua maneira de navegar através das seis facções da escola – os Bullies, os Nerds, os Preppies, os Greasers, os Jocks, e os Townies. A maioria das facções citadas possuem apenas um membro do sexo feminino, com quem Jimmy pode exercer um romance. Há também um número de estudantes que não fazem parte de quaisquer facções. Contrariando os outros jogos da Rockstar, todos os personagens influentes do jogo têm um nome exclusivo e uma personalidade distinta.

 Personagens

Bullies

Líder: Russel Northrop.
Localização: Pela escola e na Garagem.
Vestimentas: Camisa branca, calça Jeans e tênis.
Garota da Turma: Não há.
Rivais: Não específico.
Armas: Taco de Baseball e Pedaços de Pau.
Características: São causadores de problemas. Se divertem principalmente com os novatos. Vagam por toda a escola. Seu líder é um grandalhão que foi reprovado vários anos seguidos e ganhou respeito pela sua constituição física. Os Bullies são mais manipuláveis pela lábia do que pela agressão. Os Bullies são os primeiros inimigos que Jimmy Hopkins encontra ao chegar em Bullworth. Depois que Jimmy derrota Martin Wade em uma luta, ele se torna o principal alvo deles.

Participação no Jogo: Logo que Jimmy Hopkins chega em Bullworth Academy, os Bullies ja estão arranjando confusão com crianças e Nerds. Jimmy, por ser aluno novo, passa a ser o alvo principal desses valentões. Gary só faz a situação de Jimmy piorar em relação aos Bullies, fazendo-o entrar em conflitos com eles sempre que possível, com a ajuda dos Nerds, o respeito dos Bullies em relação a Jimmy também não fica muito bom.

No final do primeiro capítulo, Gary convence Russel, líder dos Bullies, que Jimmy falou algumas coisas sobre “a mãe de Russel e uns animais de fazenda”. Russel libera toda a sua fúria sobre Jimmy, e este é obrigado a bater no gorilão. Após a vitória de Jimmy, Russel passa a respeitá-lo, Jimmy pede desculpas e fala a verdade, deixando claro que nunca falou nada sobre a mãe de Russel. Após este acontecimento, Jimmy passa a ser considerado um grande amigo da gangue, e porque não um membro? Russel passa a ajudar Jimmy diversas vezes depois disso, fixando ainda mais a amizade entre os dois, prova disso é que os Bullies SEMPRE protegerão Jimmy em confrontos com outras facções.

Membros:

* Russel Northrop: Líder dos Bullies e maior aluno da escola.
* Davis White: Suposto vice líder.
* Trent Northwick: Bissexual, é visto dando ordens em alguns membros.
* Wade Martin: Sofre com problemas familiares.
* Troy Miller: Tem capacidade mental fraca, por isso sempre recebe ordens.
* Ethan Robinson: Conhecedor de artes ninja.
* Tom Gurney: Possui um permanente olho roxo.

Nerds

 

Líder: Earnest Jones.
Localização: Biblioteca e observatório.
Vestimentas: Colete de lã Verde do clube de astronomia.
Garota da Turma: Beatrice.
Rivais: Bullies e Jocks.
Armas: Régua, Bombas, Lança Foguete, Arma de Batata, Bomba de Cheiro.
Características: Vivem estudando. Sempre tiram nota A e tentam evitar confronto com seus rivais. Apesar de serem medrosos, as vezes partem para a luta quando a situação pede. Mas só quando tem alguma chance. Usam armas como bombas de gás, fogos de artifício e até uma arma de Ciclete que fabricaram. Quando precisam de um favor, pagam pela proteção de alguem. Seu líder está na constante luta para a presidência da classe.Os Nerds são possivelmente o mais odiado da escola, e estão na parte inferior da hierarquia social do campus. Eles são inimigos dos Bullies e Jocks, e são atormentados e espancados constantemente por eles.

Participação no Jogo: Junto com Jimmy Hopkins, os Nerds são a facção que mais sofre na mão dos Bullies, e também são a primeira facção a fazer amizade com Jimmy. O primeiro membro a fazer contato com o garoto é Algernon, um garoto gordo que mija nas calças sempre, a partir dai, Jimmy é chamado para proteger os Nerds muitas vezes, resgatando-os de armadilhas, protegendo-os de valentões e até sacaneando outras facções.

O líder dos Nerds compete com o líder dos Jocks na eleição para presidente do corpo estudantil do colégio (confira a eleição), e com a ajuda de Jimmy, o discurso é um sucesso. Esta relação “amigável” fica por uma boa parte do jogo, os Nerds contratando Jimmy como segurança.

Mais tarde, Jimmy cansa de sempre ajudar os Nerds e resolve pedir ajuda, mas este recusam ajudar o garoto, pois não confiam em Jimmy (Que nada mais é do que um valentão). Jimmy, em um dia, perde todo seu respeito, e, neste mesmo dia, recupera-o dando uma lição em Earnest, o líder da gangue.

Jimmy chega ao ápice de seu relacionamento com os Nerds quando consegue “derrotar” os Jocks, mas este relacionamento é quebrado mais tarde.

Membros:

* Earnest Jones: Líder dos nerds, possui uma mente suja, mas é muito inteligente.
* Melvin O´Connor: Viciado em jogos de RPG e suposto vice líder.
* Algernon Papadopoulos: Possui bexiga muito fraca.
* Fatty Johnson: Tem uma péssima higiene pessoal.
* Donald Anderson: O menor aluno da escola fora as crianças pequenas.
* Thad Carlson: Língua presa.
* Bucky Parteur: Tem um rato de estimação e é o nerd menos inteligente.
* Cornelios Jonhson: Bissexual e adora matemática.
* Beatrice Trudeau: Sabe recitar a tabela periódica.

Jocks

 

Líder: Ted Tohmpsom.
Localização: Quadra e Campo de Futebol Americano.
Vestimentas: Uniformes do time.
Garota da Turma: Mandy.
Rivais: Nerds.
Armas: Tacos de Baseball, Bolas de Futebol, Basquete e Futebol Americano.

Características: São os caras do espote da escola. Eles se orgulham das camisas e jogam no time Bullhorns, Que são os Ídolos das Líderes de Torcida. Como sempre treinam, os Jocks tem uma constituição física exelente, o que lhes dão um certo respeito. Por serem muito bons em esportes, araem todo o investimento da escola, no que os Nerds acham que poderia ser gasto em livros e equipamestos para o laboratório. Em uma luta, usam bolas de futebol e queimada ou tacos de Baseball.Os Jocks estão no topo da hierarqia da escola. Eles são os alunos mais atlético e consideram o ginásio e campo de futebol como seus territórios. Todos os membros do sexo masculino estão na equipa de futebol escolas, os megafones Bullworth. Eles são inimigos jurados dos nerds, e atacá-los à vista, se um Nerd está perto do ginásio.

Participação no Jogo: Durante a maior parte do tempo eles mantém uma relação quase neutra com Jimmy, conforme este ajuda os Nerds, os Jocks vão se tornando mais inimigos. Chega um certo ponto na história em que os Jocks simplesmente não podem ver Jimmy que já vão em bando atacá-lo.

Os Jocks sempre foram considerados os Reis do Colégio por seu tamanho, fama e força, mas desta vez, Jimmy conseguiu realmente submeter TODOS eles a uma humilhação enorme, derrotando seu líder na grande noite do grande jogo na frente de uma enorme platéia devido um ótimo plano bolado por Earnest, auxiliado é claro, por alguns Nerds.

Após isto, eles passam a ser amigos de Jimmy, porém graças as confusões de Gary, Jimmy torna-se inimigo deles novamente. Quando os Townies queimam o ginásio, Jimmy recupera um pouco de respeito ao salvar Juri, mas eles só voltam a ser amigos depois que Jimmy derrota todos os líderes de Bullworth.

Membros:

* Ted Thompson: Líder dos jocks e astro do time de futebol.
* Damon West: Vice líder e sonha em lutar com um gorila.
* Casey Harris: Louco por garotas.
* Juri Karamazov: Russo e melhor amigo de Luis.
* Luis Luna: Jock inteligente e melhor amigo de Juri.
* Bo Jackson: Parece não gostar de Jimmy.
* Dan Wilson: Irmão do Thad.
* Kirby Olsen: Bissexual que tem como principal xingamento “Poundcake”.
* Mandy Wiles: Namorada do Ted e líder de torcida.

Existem mais dois Jocks que só aparecem na missão “The Gym is Burning”, mas estes não tem nome nem fotos no Yearbook.

Preppies

 
Líder: Derby Harrington.
Localização: Harrington House, Casa de Praia ou no Ginásio de Boxe.
Vestimentas: Roupas finas, com um colete azul claro.
Garota da Turma: Pinky.
Rivais: Não há
Armas: Ovos e tacos de criquete.
Características: Ricos, esnobes e metidos, os Preppies tem tudo o que o dinheiro pode comprar. Não se misturam no dormitório, mas sim na Harrington House, uma casa dentro da escola que o bisavó de Derby mandou construir. Rejeitam qualquer um que não tiver dinheiro o suficiente para se considerar um Preppie. Apesar de serem ricos, não tem medo de suar a camisa. São muito bons na arte de socar e não tem dó de quem mexe com eles. Vestem os mais finos uniformes da loja Aquaberry, uma loja para gente rica. Eles tambem adoram lutar no Ginásio de Boxe.Todos os Preppies são ricos e, com exceção de Tad, a maioria deles é de Old Money. Eles também são esnobes e possuem uma rivalidade com os Greasers.

Participação no Jogo: Os Preppies começam a se relacionar com Jimmy EFETIVAMENTE a partir do segundo capítulo, quando o mesmo porva seu valor derrotando Russel. Querem saber se Jimmy é realmente um adversário de valor, e desafiam ele para um campeonato de boxe.

Jimmy realmente prova seu valor e começou a se relacionar melhor com a gangue, até que Gary (Sempre Gary) começa a inventar mentiras sobre o nojo que Jimmy tem dos riquinhos do colégio que cometem Incesto. Sentindo-se extremamente ofendidos pelas críticas, os Prepps começam a atacar Jimmy sempre que possível, e este é obrigado a revidar no mesmo estilo: Tacando ovos, vandalizando e, é claro, lutando boxe.

Jimmy então derrota o membro mais forte da gangue, Bif, é ai que aparece Derby, o líder, que não aceita aquilo e começa a atacar Jimmy. Quando Derby é derrotado, Jimmy se torna o chefe da gangue, mas Derby apenas usava-o. Depois, graças aos conflitos com os Greasers e Gary, os Prep’s perdem co respeito para com Jimmy, e este só recupera quando derrota os líderes de Bullworth.

Membros:

* Derby Harrington: Líder dos Preps e filho do homem mais rico da cidade.
* Bif Taylor: Vice líder e campeão de Boxe.
* Tad Spencer: Pode ser visto dando ordens na camarilha.
* Bryce Montrose: Sabe lutar kick boxing tailandes.
* Justin Vandervelde: Amigo do Ted e bom nadador.
* Parker Ogilvie: Preppie gentil.
* Chad Morris: Tem um cachorro chamado Chester e uma cicatriz de esgrima na bochecha esquerda.
* Gord Vendome: Bissexual e acha que é o aluno mais bem vestido da escola.
* Pinky Gauthier: A Namorada(e prima) de Derby Harrington

Greasers

Líder: Johnny Vincent.
Localização: Oficina de Carros e em Ney Conventry.
Vestimentas: Calças Jeans e coletes grossos pretos ou coletes Jeans.
Garota da Turma: Lola.
Rivais: Não há
Armas: Estilingue, Ovos, Pedaços de Madeira.
Características: São os caras da moda que se vestem como se fosse os anos 50. Adoram roupas de couro e usam brilhantina no cabelo. Se reunem na Oficina para montar carros e bicicletas. Utilizam ferramentas como arma e não tem medo de uma briga. O líder Johnny ama sua namorada Lola, mas ela sempre está dando encima de outro garoto para causar ciúmes.O Greasers não aparecem muito até o capítulo 3, onde Johnny emprega Jimmy para espionar sua namorada, Lola, que está tendo um caso com Gordon.

Participação no Jogo: Os Greasers mantém um relacionamento “saudável” com Jimmy durante o jogo, na maior parte do tempo agem com ele como qualquer outra facção, mas quando este começa a ajudar os Preppies, a coisa muda de figura.

A história desta gangue gira em torno da loucura de Johnny (O Líder) e a promiscuidade de Lola (A Garota), sendo que o que está em jogo nas missões com esta gangue é basicamente a confiança de Jimmy em relação aos Prepps e o coração de Lola.

Quando Jimmy consegue vencer Johnny, este abre mão da namorada, mas Jimmy deixa claro que não quer nada com Lola, conseguindo o respeito da gangue. Mais tarde, a rivalidade deles com os Prepps, mais uma ajudinha de Gary, fazem Jimmy perder o respeito novamente. Após salvar Johnny do manicômio o respeito de Jimmy com a gangue melhora, mas só atinge o nível máximo após este derrotar todos os líderes de Bullworth.

Membros:

* Johnny Vincent: Líder dos greasers, tem problemas de agessividade.
* Norton Willians: Primeiro Tenente de Johnny e tem problemas de auto-estima.
* Peanut Romano: Segundo Tenente e “puxa saco”.
* Hal Esposito: Único gordo que luta bem.
* Ricky Pucino: Amigo do Jimmy e tem problemas com a antiga namorada.
* Lucky DeLuca: Defensor do trabalalho honesto e odeia o Jimmy.
* Lefty Mancini: Viciado em nicotina.
* Vance Medici: Bissexual e muito preucupado com a própria aparência.
* Lola Lombardi: Namorada promíscua do Johnny.

Townies

 
Líder: Edgar Munsen.
Localização: Blue Skies.
Vestimentas: Andam que nem Punks.
Garota da Turma: Zoe.
Rivais: Não há
Armas: Todas menos Lança Foquete e Arma de Batata.
Características: Eram alunos da escola há muito tempo, mas  fugiram e agora vivem na zona Indústrial da cidade. São bastante enquenqueiros e gostam de uma briga. Seu líder Edgar foi enganado por Gary igual Jimmy, e ainda quer vingança. A garota do grupo havia sido espulsa da escola, e se tornou uma Townie. Os townies são um grupo diferente e você só conheçe eles no capítulo 5. Os Townies são crianças que não foram capazes de pagar para entrar em Bullworth, ou foram expulsos.

Participação no Jogo: Os Townies nem sequer são vistos nos primeiros capítulos, pelo fato de ficarem no último território a ser liberado no jogo. Quando Jimmy Hopkins é expulso do colégio por seus vários atos inapropriados, ele conhece Zoe, uma garota violenta e agitada. Jimmy logo se apaixona pela garota, que faz parte da gangue da cidade Townies. Enquanto isso, estão acontecendo coisas estranhas no colégio, uns garotos novos estão fazendo uma bagunça, são os Townies, eles jogaram ratos na biblioteca, queimaram o ginásio, roubaram os troféus de boxe dos Prepps e colocaram Johnny num hospício.

Jimmy fica encarregado de arrumas as coisas, é ai que começa a se meter com os Townies. Jimmy precisa da ajuda deles para voltar ao colégio, pois as gangues estão brigando por tudo, e com a “colaboração gentil” de Russel, os Townies se aliam com Jimmy. No fim, os Townies ajudam Jimmy a salvar o colégio, Zoe, que saiu do colégio pois era espancada por Sr. Burton, foi re-aceita, e o ano letivo de Jimmy termina.

Membros:

* Edgar Munsen: Líder dos Townies que não pode entrar na escola.
* Omar Romero: Vice líder e violento.
* Gurney: Bem sucedido com mulheres e tem barba.
* Jerry: Espertalhão
* Leon: Preguiçoso que luta contra a própria natureza.
* Clint/Henry: Deficiente mental.
* Duncan: Bissexual que abandonou a escola por causa de bullying
* Otto Tyler: Briguento.
* Zoe Taylor (Ex membro): Foi expulsa por reclamar do Sr.Burton e se torna namorada do Jimmy no fm do jogo.

Desenvolvimento

Algumas informações pré-lançamento divulgadas pela Take-Two Interactive pareciam indicar que o jogador seria um típico “valentão”, influenciando os outros e lançando um soco em outro aluno. Todavia, quando o jogo foi lançado, o que vimos foi completamente diferente do que se esperava, com o jogador no papel de um estudante-problema que se levantou e lutou contra os bullies e outros como forma de auto-defesa, e não o contrário.

O jogo para PlayStation 2 fugiu um pouco de seu antecessor Grand Theft Auto: San Andreas. Em Bully, todos os personagens da escola têm aparência exclusiva, e, em certas ocasiões como missões, personalidade própria.

 Controvérsia

Bully tem causado polêmica entre os pais e os educadores. As críticas à Rockstar vão pela natureza adulta dos seus jogos, e as críticas para Bully têm sido especialmente sobre a violência e o título, por exemplo. Alguns grupos contra o jogo alegam que o protagonista incentiva o Bullying nas escolas, e mexer com meninos ou meninas mais fracos é um problema grave e com sérias ramificações. Grupos como o Bullying Online e o Peaceaholics têm criticado o jogo por glorificar e trivializar o Bullying escolar. Grande parte também vai para a maneira em que o Bullying é tratado no jogo, como se fosse algo comum e sem perigo. Em 2006, a companhia estadunidense ESRB afirmou que o jogo só é recomendado para maiores de 13 anos, e uma agência da Nova Zelândia o classificou da mesma maneira. Em 2007, o Yahoo! Games listou Bully como um dos 10 jogos mais controversos de todos os tempos.

 Sexualidade

A sexualidade é um tema presente ao longo de Bully. Cinco diferentes missões envolvem Jimmy executando missões em nome de diferentes garotas, e quando ele é bem-sucedido ganha um beijo das mesmas. As aulas de Artes se constituem em um jogo infantil famoso. São 5 aulas, e a medida que Jimmy vai avançando ele aprende a beijar garotas. Também é possível beijar alguns homens no jogo. A ESRB, quando questionada, disse que levou em conta a homossexualidade ao dar a censura de apenas 13 anos. Outros temas sexuais envolvem um professor tarado de educação física, que tenta bolinar garotas e é viciado em revistas pornográficas. Além disso, há uma missão chamada “Panty Raid”, onde o professor de educação física pede a Jimmy Hopkins para ir buscar calcinhas no dormitório feminino.

Reino Unido

Tentativas de banir o jogo não foram poupadas pela instituição Bullying Online e pelo Partido Trabalhista M.P. Keith Vaz, na Inglaterra. Currys e PC World, ambas de propriedade da DSG International, se recusaram a vender o jogo pela internet e pela loja, pois “iria denegrir a imagem da Currys e da PC World”. A declaração oficial da Currys afirma que o jogo é uma “ligação explícita entre a violência e as crianças”, e continua: “Nós não ficamos felizes em tomar essa decisão, considerando especialmente nosso excelente relacionamento com a Rockstar”. No entanto, as lojas da DSG também têm outros projetos da Rockstar, como o violento GTA e Manhunt, ambos para maiores de 18 anos.

 Estados Unidos

Antes mesmo do lançamento de Bully, Jack Thompson apresentou uma ação judicial para tentar tirar o jogo das prateleiras das lojas em Flórida. Thompson declarou que o jogo é um “incômodo”, um “simulador de violência”. A petição de Thompson, apresentada no 11º Circuito Tribunal Judicial, foi avaliado pelo juiz Ronald Friedman. Em 13 de outubro de 2006, Friedman alegou que era a favor do circulamento do jogo nas ruas da Flórida, pois não havia nada que fosse realmente “chocante”. Quando informada acerca da decisão de Friedman, a mídia dos Estados Unidos tomou uma opinião geralmente positiva do jogo. A imprensa descreveu o jogo como de formato-livre, com foco na construção de uma rede social e de aprendizagem através das aulas, com punições graves para o mau-comportamento.

 Brasil

Bully foi banido no Brasil. Em abril de 2008, a justiça brasileira proibiu o comércio, a importação e disponibilidade do jogo no país. A decisão foi tomada pelo juiz Flávio Mendes Rabelo, do estado do Rio Grande do Sul com base em um estudo psicológico feito pelo Estatuto da Psicologia, que afirma que o jogo pode ser potencialmente prejudicial para adolescentes e adultos. Qualquer um que seja apanhado vendendo o jogo no Brasil terá de pagar uma multa de R$1000,00.Mais ainda e possível ver pessoas comprando esse jogo que foi banido do Brasil, No EUA a proibição foi anulado.

 Recepção

As opiniões dos críticos em referência ao jogo Bully geralmente foram positivas. A IGN o avaliou como 8.9/10, a Games Radar aplicou 9.0/10, um perfeito 10/10 da 1Up.com, 8.7/10 da Gamespot, um grande 5/5 da Jive Magazine, 8.75/10 da VGRC.net, 5/5 da X-Play, e esteve nos 10 melhores jogos de 2006 na PlayStation Magazine. Todas as empresas citadas são referências mundiais em jogos. Os críticos geralmente elogiam o enredo do jogo, enquanto criticam a câmera do jogo. Os críticos também notaram que o jogo é substancialmente mais fácil do que os veteranos da Rockstar, como Grand Theft Auto, no entanto não perde sua graça.

O jogo foi um sucesso de vendas no mundo inteiro.Prêmios

  • Ganhou o prêmio IGN como melhor jogo de Ação para PlayStation 2;
  • Ganhou o prêmio GameSpot de jogo com melhor trilha-sonora;
  • Foi finalista do prêmio GameSpot para jogo do ano de 2006;
  • Esteve na seleção de 52 jogos da Gaming Target para continuar a jogar;
  • Um dos 5 melhores jogos para PlayStation 2;

 Bully: Scholarship Edition

Bully: Scholarship Edition foi lançado para Xbox 360 ,PC e Nintendo Wii no dia 3 de março de 2008. O jogo tem conteúdo exclusivo, que não estavam disponíveis na versão para PlayStation 2, incluindo oito novas missões, novos personagens, quatro novos tipos de aula (Biologia, Música, Matemática e Geografia), novos itens e novas roupas. Alguns scripts foram alterados, incluindo os tipos de missões e feriados do Capítulo 3, que estavam ausentes na versão para PlayStation 2.

A Rockstar Games anunciou o jogo em 19 de julho de 2007.

About these ads

2 Comments so far
Leave a comment

muiuto legal esse site tem tudo de bully eu adorei

Comment by vinicius deloi

obrigadao vini!!!

Comment by jujuparamorebully




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: